

Conheça as tintas automotivas e esmaltes sintéticos
Tintas automotivas e esmaltes sintéticos

Tintas automotivas
Entre os tipos de tintas automotivas, podemos citar:
Tinta automotiva duco, feita a base de nitrocelulose, foi uma das primeiras tintas automotivas e hoje em dia encontramos em tons lisos e metálicos, porém não tem um efeito superior como o da tinta automotiva poliéster nas pinturas metálicas e perolisadas.
Tinta automotiva poliéster, feita a partir de misturas de resinas, para pinturas em carros e miniaturas, encontrada em cores brilhantes e peroladas.
Tinta automotiva poliuretano, que é uma tinta de alta performance a base de poliuretano, com grande resistência ao desgaste.
.
Esmaltes sintéticos
Os esmaltes são o tipo de tinta mais adequado para pintar madeiras e metais, por causa do alto nível de manuseio e resistência, formando uma camada bastante resistente por cima da superfície, que pode ser facilmente lavada. Porém, muita gente não sabe a diferença entre o Esmalte Sintético e o Esmalte Base Água, disponíveis no mercado, ficando em dúvida de qual comprar. É por isso que a gente explica tudo aqui:
Esmalte Sintético: é uma tinta que embeleza e protege a superfície. No entanto, ele não é solúvel em água, por sua formulação sintética. Para diluir este produto, é necessário o uso de Aguarrás, que é a essência da terebintina, uma mistura de hidrocarbonetos alifáticos e é utilizada principalmente como solvente e também na fabricação de ceras, graxas e tintas.
Esmalte Base Água: também é uma tinta que embeleza e protege a superfície, porém, com ele fica mais agradável pintar, pois não possui cheiro. Isto ocorre por que sua formulação é a base de água e não de solventes, o que permite que sua diluição também seja feita com água. Como o cheiro forte do esmalte fica por conta dos solventes e componentes sintéticos, aqui isto não ocorre. Além disso, ele também é ecologicamente correto e agride muito menos ao meio ambiente.
Ou seja, ambos os produtos podem ser usados para o mesmo fim e o resultado continua sendo incrível, porém vai da escolha do consumidor querer usar um produto a base de água ou de solvente.